EmpréstimoNotícias

Bancos liberam restituição do IR de forma ANTECIPADA; veja os critérios

A antecipação da restituição do IR (Imposto de Renda) é uma modalidade de empréstimo muito procurada pelos contribuintes brasileiros. Confira mais detalhes.

A restituição do Imposto de Renda é um direito dos contribuintes que pagaram mais imposto do que o devido ao longo do ano. Quem pode receber a restituição são os que possuem despesas dedutíveis, como gastos com saúde, educação, pensão alimentícia, entre outros. 

Essas deduções são subtraídas da renda tributável, diminuindo o valor do imposto a ser pago e, em alguns casos, gerando direito à restituição. Contudo, em alguns casos, a Receita Federal demora para pagar a restituição do IR. 

Bancos liberam restituição do IR de forma ANTECIPADA; veja os critérios
Saiba como antecipar a restituição do IR – Foto: Jeane de Oliveira

Como funciona o empréstimo de antecipação da restituição do IR? Veja

A Receita Federal paga a restituição do Imposto de Renda em lotes mensais, geralmente entre maio e setembro. Os contribuintes com prioridade, como idosos, pessoas com deficiência e professores, recebem nos primeiros lotes. 

O pagamento é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de ajuste anual. Alguns bancos oferecem uma modalidade de empréstimo que antecipa os valores da restituição. 

Antes de entender como o empréstimo funciona, é necessário que você saiba quem pode ter acesso à restituição do IR. 

Quem pode receber?

Podem receber a restituição todos os contribuintes que tiveram imposto retido na fonte e cujas despesas dedutíveis superaram o valor devido. Conforme já mencionado, despesas com saúde, educação e pensão podem ser dedutíveis. 

Isso inclui trabalhadores assalariados, autônomos, empresários e aposentados. A restituição é calculada com base nas informações fornecidas na declaração do Imposto de Renda, após a dedução das despesas permitidas por lei.

Como funciona a antecipação da restituição do IR?

A antecipação da restituição do Imposto de Renda é uma modalidade de empréstimo oferecida por instituições financeiras. 

Esse tipo de empréstimo permite ao contribuinte receber o valor da restituição antes da data de pagamento da Receita Federal. A quantia adiantada é descontada quando a restituição é efetivamente paga pela Receita.

Bancos que oferecem a modalidade

Diversos bancos oferecem a modalidade de antecipação. Entre eles, estão:

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Bradesco
  • Itaú
  • Santander

Essas instituições financeiras disponibilizam condições variadas para a antecipação, como taxas de juros e prazos de pagamento.

Além do mais, há um limite do valor liberado para empréstimo. Para consultar mais detalhes das condições, acesse os canais oficiais de cada banco. 

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para consultar a restituição do IR, é necessário acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Informando o CPF e a data de nascimento, o contribuinte pode verificar o status da restituição. 

A consulta pode ser feita a qualquer momento, desde que a declaração tenha sido enviada e processada. 

O app está disponível na Google Play Store, para Android, ou na Apple Store, para iPhone. Acesse o site da Receita por este link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br

O que você deve considerar antes de optar pela modalidade?

Optar pela antecipação da restituição do IR  apresenta alguns riscos. Caso a declaração caia na malha fina, a restituição pode ser retida para correção de inconsistências, e o contribuinte ainda precisará quitar o empréstimo com o banco. 

Além disso, as taxas de juros aplicadas pelas instituições financeiras podem tornar o custo do empréstimo elevado. É fundamental se planejar antes de solicitar o empréstimo. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo